Moradia Assistida
Uma forma alternativa no tratamento para dependentes químicos, álcool e que possuam transtornos psiquiátricos compõe o caráter de Moradia Transitória.
A metodologia baseia-se no Treinamento de Habilidades Sociais, reinserção social, enfrentamento de crises, através de uma rede de apoio profissional, incluindo planejamento e construção do projeto de vida com o objetivo de proporcionar ao paciente a independência, sua reestruturação emocional e retomar a sua capacidade de tomada de decisão.
Na unidade de Residência Terapêutica, o tratamento é muito diferente de uma clínica.
Na unidade trabalhamos com sistema de integração social, desenvolvimento de habilidades emocionais, pertencimento, através de um cronograma muito específico visando o ajustamento e reinserção social bem como a convivência inclusive em pacientes que utilizam a residência por períodos mais longos.
A atuação é feita com profissionais específicos treinados para essa finalidade.
Os pacientes não são isolados, ao contrário, são trabalhadas as dificuldades dia a dia, diante do mundo como ele se apresenta.
As famílias podem visitar a qualquer momento, os pacientes têm acesso ao celular e computador, sempre com supervisão.
Todas as saídas dos pacientes são supervisionadas. Alguns pacientes trabalham externamente e regressam à moradia, como sua residência, onde seguem participando das atividades e com a supervisão justamente para permitir seguir com o controle e adequação emocional nos seus momentos de maior dificuldade.